terça-feira, 20 de novembro de 2012

No vermelho


Se os ministros têm rasgos de sinceridade e são os primeiros a reconhecer que as coisas não andam como deveriam, quem somos nós para discordar?

Miriam Belchior, do Planejamento, admitiu que atrasos são "a regra do jogo", enquanto apresentava um cronograma de obras prioritárias cheio de sinais verdes duvidosos. E José Eduardo Cardozo, da Justiça, já disse que as prisões são medievais -prefere morrer a ficar preso.

O Planejamento cuida do PAC, programa que mereceu incontáveis apresentações midiáticas e alavancou a candidatura Dilma Rousseff à Presidência. Já o Ministério da Justiça é responsável pelo sistema penitenciário e pela guarda de presos em condições humanas e dignas. E Belchior e Cardozo são do partido que completa dez anos no poder.

Suas falas não caíram no vazio. Neste mesmo espaço, pela ordem, Valdo Cruz, eu, Melchiades Filho e Fernando Rodrigues apontamos o descompasso entre a imagem de eficiência e a eficiência real do governo.

Exemplos: as vencedoras das licitações dos aeroportos tinham experiência, sei lá, no Butão e na Conchinchina; as novas concessões subiram no telhado; o programa dos portos encalhou; o mercado reclama de "quebra de contrato" na energia elétrica; o setor aéreo pinta e borda; os apagões são rotineiros; a Petrobras só dá más notícias.

Mas, apesar dessas e outras, o governo é muito bem avaliado desde o início e Dilma continua concorrendo com Lula em popularidade.

Para Gustavo Patu, um dos autores da reportagem de hoje sobre PAC e atrasos, há duas explicações para o descompasso entre imagem e realidade: o marketing excelente, herdado de Lula, e os dados de emprego, que são, de fato, muito bons.

A "gerentona" Dilma não deve se contentar só com isso. Tem de descobrir o que está errado. Um bom começo seria ouvir ou demitir os seus ministros -e não só gritar com eles.

*O texto é de Eliane Cantanhêde para a Folha de São Paulo

Um comentário:

Francy Granjeiro disse...

QUEREMOS JUSTIÇA fala para Todos: BOA NOITE PESSOAL NESTA SEXTA FEIRA DIA 23 HAVERÁ UMA GRANDE MOVIMENTEÇÃO EM MOSSORÓ APARTIR DAS 8 HS DA MANHÃ CONTRA AS IRREGULARIDADES TAIS COMO COMPRA DE VOTOS,TROCA DE FAVORES... TIDAS NESTA ULTIMA ELEIÇÃO DO DIA 07 DE OUTUBRO, SAINDO DA PRAÇA DO MERCADO CENTRAL ATE A PROMOTORIA DA JUSTIÇA, COM ITUITO DE ENTREGAR UM ABAIXO-ASSINADO COM MILHARES DE ASSINATURAS E PEDIR AGILIDADE NO JULGAMENTO DESSES PROCESSOS MOVIDOS PELAS PROMOTORAS ANA XIMENES E KARINA KRISPIM CONTRA O DEM EM MOSSORÓ! QUEM CONCORDA COMPAREÇAM.