sábado, 22 de junho de 2013

Lairinho solicita construção de Hospital do Idoso em Mossoró

(A) O primeiro passo para a implantação do Hospital do Idoso em Mossoró já foi dado. Durante a sessão da última quarta-feira (19) da Câmara Municipal, o vereador Lairinho Rosado (PSB) apresentou uma proposição que sugere a construção na cidade de uma unidade de saúde especializada em gerontologia e geriatria.

A iniciativa do parlamentar foi motivada diante da necessidade do Município se adequar ao atendimento específico direcionado para essa parcela da população, que no mundo inteiro vem aumentando significativamente. “Assim sendo, aguardamos a implementação desta indicação para que possam ser atendidos os anseios da população”, destacou Lairinho.
Como justificativa, o teor da proposta de construção do Hospital do Idoso em Mossoró traz a estimativa de que no ano de 2020 no Brasil teremos uma população de 32 milhões de idosos, o que equivalerá a 15% da população geral; segundo dados do IBGE. Os números do Instituto também apontam que as projeções para o ano 2025 indicam que o Brasil terá a 6ª população idosa do mundo em números absolutos.
 

Diante desta tendência, Lairinho chama a atenção para o fato de que o cuidado com pessoas idosas requer muita habilidade do cuidador, e para isso torna necessário um local adequado para atendimento desta classe. “Isto possibilita aos profissionais da saúde a realização de tarefas que vão desde a higiene pessoal até a administração de medicamentos prescritos pelos médicos e, acima de tudo, proporciona a criação de local seguro com o intuito de proporcionar conforto físico e psíquico.”

Nenhum comentário: