sexta-feira, 29 de novembro de 2013

 

Sesap diz que número de doadoras de leite materno diminuiu no RN; Lairinho é autor de lei que incentiva prática

(A) Nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano dando conta de que no período de agosto a outubro de 2013, o número de mães doadoras de leite humano no Rio Grande do Norte caiu em média 50%, enquanto o número de crianças que receberam leite humano aumentou mais de 25%.

Dentro desse quadro, Mossoró já conta com uma lei de autoria do vereador Lairinho Rosado (PSB), que estabelece folga para a servidora municipal doadora de leite materno. O Projeto de Lei 87\09 foi apresentado logo no primeiro ano da atuação legislativa do parlamentar. A Proposição, aprovada e sancionada, cria critérios para que seja dado um dia de folga para a servidora pública municipal doadora de leite materno, como uma forma de incentivo a prática. 

"Seguindo critérios médicos, a servidores pública municipal que fizer 20 sessões de doação de leite materno, terá um dia de folga como forma de incentivar esta prática", explicou Lairinho na época da apresentação do então PL. Segundo os dados apresentados nesta sexta pela Sesap, atualmente, o estado conta com 1.893 doadoras para um grande número de receptores - 6.087 bebês. Em 2012, o RN fechou o ano com 2.831 doadoras, ou seja, quase o dobro dos números de 2013. No ano passado, o número de crianças que precisavam receber o leite materno de outra mãe chegou a ser de 6.780.

O Rio Grande do Norte conta com seis Bancos de Leite Humano distribuídos entre os municípios de Natal (03), Mossoró (01), Parnamirim (01) e Caicó (01). Sua finalidade é oferecer leite humano com qualidade – considerado o melhor alimento para os bebês – aos recém-nascidos prematuros, bem como àqueles que precisam de algum cuidado médico, de modo a contribuir para sua recuperação. A doação ocorre também caso a mãe seja impossibilitada de amamentar devido a algum problema de saúde.



Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]