sábado, 7 de dezembro de 2013

 

Larissa promove debate sobre Aids no RN

(A) A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) presidiu nesta semana na Assembleia Legislativa uma audiência pública sobre Aids no Rio Grande do Norte e reiterou necessidade de reforço em tratamento e prevenção para frear o avanço da doença no Estado.

      Propositora do debate, a parlamentar lembrou que o RN registrou 3.594 novos casos entre 2000 e 2012 e que 287 gestantes foram diagnosticadas entre 2007 e 2012. “A preocupação é que a rede de prevenção e tratamento não está adequada”, alertou.

     Larissa lamentou a situação do Hospital Rafael Fernandes, unidade de referência em Aids na região de Mossoró, onde servidores não recebem insalubridade a que têm direito (20%), faltam raios X e pacientes que deveriam ser transferidos continuam lá.


      A coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS no RN e representante do Governo do Estado na reunião, Sônia Cristina, lastimou a fragilidade da atenção básica para portadores de HIV, e conclamou mais responsabilidade dos municípios com o problema.

      Avaliação

    A audiência pública foi positiva, segundo Larissa Rosado, porque rendeu propostas para aperfeiçoar o enfrentamento à Aids no Rio Grande do Norte, a partir da contribuição de especialistas e autoridades nos eixos prevenção, diagnóstico e tratamento.

    “Precisamos também enfrentar o preconceito, diminuir discriminação. O Estado tem que assumir a defesa dos direitos humanos e envolver toda sociedade nesse movimento, que é, acima de tudo, em defesa da vida”, concluiu a deputada. (Assessoria de Comunicação de Larissa Rosado).




Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]