quinta-feira, 31 de outubro de 2013

 

PSB aprofunda aliança com REDE no primeiro Encontro Programático

(A) Presidente Nacional do PSB, o governador Eduardo Campos reafirmou hoje seu compromisso de estimular o debate em torno dos problemas brasileiros e oferecer à sociedade um programa que permita enfrentar os desafios estruturais do país e atender às demandas mais imediatas da população. Na abertura do Primeiro Encontro Programático do PSB com o Rede Sustentabilidade, Campos reconheceu no diálogo e no entrosamento das duas forças o caminho mais consistente para uma renovação do exercício da política no Brasil e a oportunidade histórica de liderar a construção de um ciclo de desenvolvimento forjado em outras bases. 

"Aqueles que estão pensando isso aqui como a velha política, vão errar uma atrás da outra", avisou o governador de Pernambuco. "Nosso encontro foi além de um olhar eleitoral, nós queremos dar uma contribuição política efetiva para melhorar o Brasil", frisou, referindo-se à aliança com a ex-senadora Marina Silva. "Não nos move o interesse eleitoral de ganhar a qualquer preço, mas também não queremos perder a oportunidade de mudar o país".


Realizado no Espaço do Bosque, na zona oeste de São Paulo, o Primeiro Encontro Programático do PSB com o Rede Sustentabilidade reúne mais de 160 convidados, entre dirigentes dos dois partidos e representantes de setores organizados da sociedade (como empresários, agentes culturais, etc) vindos de diversas partes do país. Divididos em 10 grupos, eles farão a primeira rodada conjunta de debates para identificar e discutir as diretrizes preliminares que nortearão a formulação do plano de governo que será apresentado ao país em 2014. As premissas formuladas hoje serão discutidas e aprofundadas em outros encontros, cuja agenda deverá levar a discussão a diversos Estados brasileiros, de modo a envolver e colher contribuições de todas as regiões do país.

"Nós queremos encontrar o caminho para interpretar corretamente os desafios que estão postos no Brasil e romper com a mediocridade. Queremos recolocar o Brasil no concerto internacional e ajudar a enfrentar essa crise mundial, que também é uma crise de valores", disse Campos. "Nós queremos sair daqui com um mapa do caminho, para que tenhamos uma aliança com a altura e a profundidade que exigem os desafios do Brasil. Queremos um documento que seja referência para pensar o Brasil sem apequenar os nossos sonhos e compromissos", endossou a ex-senadora Marina Silva. (Site do PSB Nacional).




quarta-feira, 30 de outubro de 2013

 

Lairinho volta à defender a implantação do orçamento impositivo

(A) Em meio aos debates sobre as emendas ao orçamento municipal que serão lidas na sessão desta quarta-feira (30), o vereador Lairinho Rosado (PSB) voltou à defender a implantação do chamado “orçamento impositivo”,  onde as emendas apresentadas pelos parlamentares sejam obrigatoriamente liberadas pelo Executivo.

“É importante porque valoriza o vereador”, destacou Lairinho durante seu pronunciamento na tribuna da sessão desta terça-feira (29) da Câmara Municipal de Mossoró. O vereador também lamentou o fato do projeto que estabelece o orçamento impositivo ainda estar sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do legislativo mossoroense.


“É lamentável que a proposta ainda durma na CCJ, ao invés de darem celeridade ao projeto e encaminhá-lo para votação no plenário”, disse Lairinho, lembrando que em ocasiões anteriores apresentou emendas acerca da qualificação profissional que foram derrubadas. “Não observem quem apresentou a emenda e sim o teor da mesma”, pontuou o vereador.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica que trata do denominado "orçamento impositivo" foi apresentado na CMM no mês passado e ainda se encontra sob análise das respectivas comissões do legislativo mossoroense.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

 

Dia do Livro: Lairinho é autor da Lei da Política Municipal do Livro

(A) Neste Dia do Livro, vale lembrar que como forma de difundir o incentivo à leitura, democratizar o acesso às publicações e incentivar a produção literária e editorial, o vereador Lairinho Rosado (PSB) propôs a Política Municipal do Livro. A Proposição apresentada em 2011 foi aprovada pela Situação e sancionada pelo Executivo.

Lairinho sabe que o incentivo à leitura é fundamental para a educação de crianças e jovens. "O livro é o principal instrumento que garante o acesso inicial à produção de conhecimento e ao mundo em nossa volta."

A Política Municipal do Livro prevê também um trabalho de preservação da cultura e memória de Mossoró e do Brasil, além da conservação dos acervos das bibliotecas escolares e da Biblioteca Pública Municipal. Outros pontos da Lei são a abertura de bibliotecas escolares à comunidade e autorização para a celebração de convênios para ampliar e construir novas bibliotecas.

 

Projeto de Lairinho proíbe inauguração de obras públicas inacabadas

(A) Diante da preocupação com uma melhor aplicação do dinheiro público, Mossoró poderá contar com uma lei municipal que proíbe a inauguração de obras ou equipamentos públicos inacabados ou sem as devidas condições de funcionamento. O projeto de lei do legislativo local foi apresentado pelo vereador Lairinho Rosado (PSB) durante recente sessão da Câmara Municipal.

A proposta de n° 200/2013 traz em sua justificativa que a iniciativa “está imbuída do sentimento de responsabilidade no trato administrativo dos recursos públicos aplicados, bem como da fiscalização de obras da municipalidade.” O projeto de lei proíbe o Poder Executivo Municipal de promover inauguração de obras que não atendam ao seu fim primordial.
 
A proposição especifica ainda que obras sem condições mínimas de funcionamento inclui serviços essenciais como, serviço de água, esgoto, energia elétrica, climatização, telefonia e demais exigências contidas no Código de Obras, Posturas e Edificações do Município de Mossoró.
“Assim, episódios como do da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte não se repetirá e a população não mais será enganada por propagandas ou ações inócuas”, destaca a justificativa do projeto de lei.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

 

Projeto de Lairinho propõe Política de Prevenção ao Câncer em Mossoró‏

(A) No mês em que se promove a campanha “Outubro Rosa”, com foco na conscientização do câncer de mama, o vereador Lairinho Rosado (PSB) apresentou durante recente sessão da Câmara Municipal de Mossoró um projeto de lei do legislativo que institui a Política Municipal de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do câncer em seus diversos tipos.

Segundo o teor do PL, a proposta tem cinco finalidades principais: desenvolver ações que possibilite assistir à pessoa acometida do câncer, com amparo médico, psicológico e social; promover campanhas de conscientização acerca da prevenção e tratamento do câncer; incentivar debates sobre a doença com a participação de entidades ligadas à área da saúde, voltados para o controle da incidência do câncer; e empreender esforços para firmar parcerias que visem o cumprimento das ações de prevenção e combate ao câncer.


Ainda de acordo com o projeto de lei n° 188/2013, que foi apresentado nesta semana na CMM e encaminhado para a análise das respectivas comissões para ser enviado para apreciação do legislativo, as iniciativas voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer poderão ser organizadas em parceria com entidades ligadas à área da saúde.

A proposição também especifica que as despesas decorrentes da execução do benefício correrão à conta das dotações próprias, suplementadas se necessário; e que a iniciativa pretende instituir “meios que garantam à população carente acesso aos serviços de saúde nessa área e consigam ter qualidade de vida na luta contra a doença.”

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

 

Larissa reservará verba contra câncer no Orçamento 2014

(A) A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) alocará R$ 100 mil para a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2014. A parlamentar recebeu diretores da entidade hoje (22), na Assembleia Legislativa, e atendeu o pleito da Liga para manter e ampliar serviços.

   “Vamos destinar emenda parlamentar R$ 100 mil, dentro do aperfeiçoamento que faremos do projeto do Orçamento do Estado para 2014. A Liga Contra o Câncer é uma entidade filantrópica que atende milhares de pacientes, e merece o nosso mais irrestrito apoio”, justifica Larissa Rosado.

 
   O superintendente da Liga, Ricardo Curioso, informa que emenda parlamentar é uma das fontes da entidade. “Esses recursos permitem reposição de equipamentos sucateados e aquisição de medicamentos. Sem eles, o atendimento pelo SUS poderá ser inviabilizado”, alerta o médico.

     Larissa Rosado apresentará a emenda até o dia 6 de novembro, conforme o calendário de tramitação do OGE 2014 na Assembleia. A deputada ainda contemplará no Orçamento outros segmentos, não prestigiados na versão original, enviada pelo Executivo. Ela apresentou 18 emendas ao Orçamento 2013. (Assessoria de Comunicação Larissa Rosado).


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

 

Lairinho solicita construção de Centro para recuperação de mulheres dependentes químicas



(A) Sob a lógica de que a dependência química é uma questão de saúde pública, o vereador Lairinho Rosado (PSB) solicitou durante sessão da Câmara Municipal de Mossoró dessa terça-feira (22), a construção de um Centro de recuperação para dependentes químicos do sexo feminino. 

A iniciativa da proposição foi justificada com base no argumento de que a dependência química feminina é uma doença que necessita de cuidados médicos, e “doença não se vence, trata-se”, destaca a Indicação N° 2804/2013, que é encaminhada ao poder executivo municipal para as devidas providências. 

 
A proposição também chama a atenção para o fato de que é muito comum que as dependentes recusem-se a procurar um tratamento. “Dessa forma, se faz relevante, maior atenção no cuidado à essas mulheres que necessitam do tratamento adequado para a sua recuperação”, acrescenta a justificativa.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

 

Larissa lamenta má qualidade em serviços

(A) A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) alertou na última quinta-feira, na Assembleia Legislativa, para deficiência no tratamento de doenças infectocontagiosas na região Oeste. A parlamentar pediu melhorias urgentes no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró. Em requerimento aprovado no plenário e enviado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Larissa enumerou problemas e reivindicou soluções para o hospital, referência regional no tratamento de doenças como Aids, hanseníase e tuberculose.

As dificuldades foram constatadas em visita de comissão de vereadores de Mossoró ao hospital, na última quarta-feira. Uma das questões mais graves diz respeito à insatisfação de servidores, que não recebem gratificação de insalubridade a que têm direito (20%). Funcionários com experiência em UTI foram deslocados para o Hospital da Mulher, faltam serviços de raios X e pacientes em estado mais grave, que deveriam ser transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro (Natal), continuam no Rafael Fernandes.

E a reforma do prédio, atrasada, é executada lentamente. "Estamos reforçando o trabalho de vereadores de Mossoró, fazendo apelo ao Governo do Estado para que tenha mais atenção com o Rafael Fernandes e a saúde pública de maneira geral", diz Larissa.
 

Aprovada PL de Sandra que incentiva cultura

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou proposta da deputada Sandra Rosado (PSB-RN) que amplia a emissão de títulos da dívida pública interna para utilização de seus recursos em projetos voltados a atividades culturais. O PL 5.978/2013 modifica a Lei nº 10.179, de 6 de fevereiro de 2001, que já permitia a emissão destes títulos e sua troca por títulos representativos de acordos de reestruturação da dívida externa brasileira.

Com parecer favorável do relator, deputado federal Stepan Nercessian (PPS-RJ), o projeto prevê que os recursos assim obtidos, porém, teriam que ser utilizados em projetos voltados às atividades de produção, distribuição, exibição e divulgação, no Brasil e no exterior, de obra audiovisual brasileira, preservação de sua memória e da documentação a ela relativa, aprovados pelo Ministério da Cultura, bem como mediante doações ao Fundo Nacional da Cultura - FNC.

Na justificativa do projeto, a deputada admite que "tratava-se, à época, de indiscutível contribuição para a preservação de importante segmento da cultura nacional". Mas ela acrescenta que a medida acabou não contemplando setores de igual relevo para a formação da identidade cultural brasileira, com destaque para a música popular e erudita, as artes cênicas, as artes plásticas e a conservação e gestão de patrimônio histórico e equipamentos culturais.

A troca de dívida externa por interna depende do interesse do credor em financiar um determinado projeto cultural, observados os limites e a forma definidos pelo Ministério da Fazenda. Assim, a medida traz impactos apenas sobre a estrutura da Dívida Pública Federal, mas não sobre seu montante global. A proposta será analisada pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e de Cidadania em caráter conclusivo.


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

 

Em discussão da LOA, Lairinho reafirma defesa pelo orçamento impositivo

(A) O vereador Lairinho Rosado (PSB) voltou à defender a proposta de adoção do orçamento impositivo para Mossoró. O posicionamento do parlamentar em prol da iniciativa que estabelece que as emendas apresentadas pelos parlamentares sejam obrigatoriamente liberadas pelo Executivo se deu nesta quarta-feira (16), durante a audiência pública na Câmara Municipal para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Em meio ao debate sobre a LOA no plenário do legislativo mossoroense, o vereador Lairinho ressaltou que a aprovação da proposta de orçamento impositivo apresentada por ele teria um impacto significativo com relação à apresentação de emendas. “É importante porque dentro de uma lógica de gestão participativa e transparente dá mais autonomia ao legislativo”, destacou o parlamentar.

Para Lairinho, tal medida evita a tradicional prática adotada de se derrubar as emendas ao orçamento que são apresentadas pela bancada oposicionista. O Projeto de Emenda à Lei Orgânica que trata do denominado "orçamento impositivo" foi apresentado na CMM no mês passado e ainda se encontra sob análise das respectivas comissões do legislativo mossoroense.

Ainda durante a discussão sobre a LOA, o parlamentar externou a preocupação com diversos pontos da peça orçamentária, como, a prerrogativa do denominado “cheque em branco” de 25% ao poder Executivo, dentro do orçamento total do município de R$ 600 milhões. “É preocupante o grande percentual de remanejamento que se concede ao Executivo para que ele possa movimentar como bem entender sem consultar o legislativo”, avaliou Lairinho, lembrando que já apresentou proposta de redução desse percentual para 15%.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

 

Lairinho e representantes de movimentos organizados criticam inversão de prioridades no orçamento municipal

(A) Em posicionamentos harmoniosos, tanto o vereador Lairinho Rosado (PSB) quanto representantes de movimentos organizados com atuação local criticaram a inversão de prioridades evidenciada no planejamento orçamentário da cidade que começou à ser debatido nesta terça-feira (15) na Câmara Municipal de Mossoró.

A audiência pública realizada nesta terça discutiu o Plano Plurianual do Município de Mossoró para o período de 2014-2017. Inicialmente, em pronunciamento durante o debate, o vereador Lairinho lamentou o fato da peça orçamentária ter sido encaminhada para o legislativo mossoroense sem proporcionar um tempo para uma análise mais aprofundada.
“Lamento que o PPA que deveria ter sido enviado no primeiro semestre só tenha chegado recentemente; o que dificulta uma melhor leitura e estudo do Plano”, afirmou o parlamentar, lembrando que o mandato apresentou emendas ao orçamento, como a que cria o Passe Livre, que, caso seja aprovada à curto prazo, ainda pode ser contemplado pelo orçamento municipal 2014-2017.
 
“Ao invés de gastos excessivos com propaganda e com festas é preciso dar prioridade à investimentos em áreas como, transporte coletivo“, asseverou Lairinho, sob fortes aplausos de representantes do movimento “Pau de Arara”, que também criticaram a inversão de prioridades no orçamento municipal. “É inadmissível que tenham direcionado apenas dois milhões para o plano de mobilidade urbana, enquanto, só neste ano, gastos com propaganda já chegaram à cinco milhões”, disse Jeferson Santos, integrante do Pau de Arara, ao utilizar a tribuna popular.
Anseios da população
Em posicionamento similar, a professora universitária Ady Canário e o coordenador-geral do Sinte Mossoró, Rômulo Arnaud, também disseram que há uma distorção de prioridades ao se investir em propaganda em vez de setores como educação. “O atual orçamento municipal não contempla os reais anseios da população”, falou Arnaud.

Estiveram presentes à audiência o secretário de planejamento do município de Mossoró, Adonias Vidal; a assessora da pró-reitoria de planejamento e Orçamento da UERN, Tatiane Leite; o presidente da comissão da assessoria jurídica da OAB, Aldo Araújo; além de representantes da sociedade em geral.
LOA

Nesta quarta-feira (16), também às 9h, será a vez de discutir a Lei Orçamentária Anual para o ano de 2014. 

 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

 

Câmara Municipal de Mossoró realiza audiências públicas para discutir PPA e LOA nesta semana

(A) A semana será de discussões na Câmara Municipal de Mossoró sobre o orçamento municipal. Nesta terça-feira (15), será realizada audiência pública para discutir o Plano Plurianual do Município de Mossoró para o período de 2014 a 2017. A audiência será realizada às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Mossoró. 

Na quarta-feira (16), também às 9h, será a vez de discutir a Lei Orçamentária Anual para o ano de 2014. As audiências são abertas ao público em geral, que tem a oportunidade de participar da elaboração do orçamento municipal, definindo as prioridades para a aplicação dos recursos no próximo ano. 


 

Propostas de Lairinho sugerem melhorias nas áreas da educação e da limpeza urbana

(A) Proporcionar melhorias nas áreas da educação e da limpeza urbana. Com essas duas finalidades, o vereador Lairinho Rosado (PSB) propôs em recente sessão da Câmara Municipal de Mossoró a construção de uma creche no Centro da cidade para atendimento em horário diferenciado e a instalação de lixeiras nos pontos de ônibus urbanos.

Para sugerir a construção de uma creche no Centro de Mossoró, a justificativa da proposição trouxe que a iniciativa levava em conta o número de mulheres/mães que trabalham nessa área do município, às vezes tendo que sair muito cedo de casa para deixar os filhos em creches distantes das próprias residências. “A creche hoje, além de uma necessidade é um direito de toda e qualquer criança.”
Com relação à proposta de instalação de lixeiras nos pontos de ônibus, o teor da proposição traz que a medida é importante uma vez que o número de pessoas cada vez maior vão depositando lixo no chão por falta de um local adequado, causando transtorno com o acúmulo desse tipo de material em vias públicas.



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

 

Líderes do PSB no RN reafirmam forte atuação do partido

(A) Em um discurso harmonioso, os principais líderes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Rio Grande do Norte reafirmaram a forte atuação do partido em todo o estado. O posicionamento de deputados estaduais, vereador e prefeito que representam a legenda no território potiguar se deu nesta sexta-feira (11) durante o 2º Encontro Estadual do PSB/RN em Mossoró.
Com as galerias e plenário da Câmara Municipal lotados, o pronunciamento da mesa de autoridades do 2º Encontro Estadual do partido foi aberto pelo vereador de Mossoró, Lairinho Rosado, presidente da legenda na cidade. Em sua fala, o parlamentar destacou que "É no caminho da mudança que agente se encontra", se referindo ao modelo de gestão do PSB.
 Em seguida, o prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcante, falou sobre a sua trajetória política e atuação dentro do PSB. "Nossa gestão é de resultados. Pois, administramos ouvindo a população", afirmou ele. O deputado estadual Tomba Farias ressaltou que a importância da presença do presidente nacional do partido,  Eduardo Campos, no evento. “A vinda de Eduardo Campos para Mossoró fortalece cada vez mais o partido no estado para que possamos lutar por um país melhor.”
Deputadas estaduais 
 A sequencia de pronunciamentos das lideranças do PSB no RN contou com a fala da deputada estadual, Márcia Maia, que parabenizou o atual momento vivenciado pelo partido à nível nacional. "Eduardo Campos é o governador mais bem avaliado de todo o país por ter um trabalho diferenciado, planejado e com metas sociais."
 Em sua fala, a também deputada estadual Larissa Rosado chamou a atenção para a presença de diferentes partidos no evento, o que, segundo ela reflete a união promovida pelo PSB. "Nosso caminho será trilhado juntos", afirmou ela, acrescentando que “O jeito do PSB governar é feito com transparência e com participação popular que resulte em uma administração mais forte."
 ResultadosNa mesma sintonia, a presidente estadual do PSB/RN, a ex-governadora Wilma de Faria, parabenizou a presença de Eduardo Campos. "Estamos aqui para receber um grande homem, um homem de valor que nos ensina a fazer uma oposição responsável comprometida com todo o estado”, asseverou, chamando a atenção para a destacada atuação de políticos do partido no território potiguar. “Nossos políticos são comprometidos com a população e trabalham por melhorias para o povo."
E antes do pronunciamento de Eduardo Campos, a deputada federal, Sandra Rosado, enfatizou o caminho da mudança que está sendo construído pelo PSB. "Nosso partido está levando uma palavra de compromisso, de ação, de um partido que se reafirma com governos mais bem avaliados do país”, disse. “Estar no PSB me honra e me dá a sensação que estou há 60 anos”, acrescentou.


 

Eduardo Campos diz não haver definição sobre candidatura no RN

(A) Em entrevista coletiva na Câmara de Mossoró, há pouco, o governador de Pernambuco e presidee nacional do PSB, Eduardo Campos, disse que a aliança com o projeto da Rede, da ex-senadora Marina Silva, é a favor do Brasil, com objetivo de fazer o país avançar, mas sem perder conquistas sociais e econômicas obtidas até agora.
“Construímos democracia, estabilidade econômica, avançamos na inclusão social, mas o povo está temeroso de perder essas conquistas. As coisas boas não podem ser jogadas fora, por isso, estamos juntando pessoas boas e com ideias boas. Ainda existe muita coisa a fazer, e o PSB está construindo um projeto para fazermos o que precisa ser feito”, disse.



 

Presidente do PSB em Mossoró exalta papel da Juventude em abertura do evento

(A) "Admiro jovens que fazem política com paixão, emoção e por um ideal." Com essas palavras, o vereador Lairinho Rosado, presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Mossoró, destacou o importante papel da Juventude Socialista Brasileira dentro da atuação da legenda. 

O posicionamento do parlamentar se deu durante a abertura do 2º Encontro Estadual do PSB/RN que acontece na cidade nesta sexta-feira (11), na Câmara Municipal de Mossoró. Antes de ressaltar a importância da JSB de Mossoró e dá boas vindas à todos os presentes no evento, Lairinho também chamou a atenção para o fato de que o partido trabalha por uma sociedade mais justa e mais igualitária. 

Após se pronunciar, o vereador precisou se retirar para recepcionar o presidente nacional da legenda e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no aeroporto. O 2º Encontro do PSB/RN em Mossoró foi aberto nesta sexta com o 2º Congresso da Juventude Socialista Brasileira na cidade. 

Com as galerias e o plenário da sede do legislativo mossoroense lotados, representantes da JSB local externaram que as principais reivindicações da Juventude envolvem a busca por melhorias para essa parcela da população que ainda sofre com a falta de políticas públicas. "Entrei para um partido onde a juventude tem voz e vez", afirmou Átillas Raphael, presidente do Fórum Municipal da Juventude de Mossoró e da JSB na cidade.



 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

 

Mais de 50 cidades prestigiarão Eduardo Campos em Mossoró

(A) O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, discorrerá sobre administração pública para representantes de mais de 50 municípios do Rio Grande do Norte, no 2º Encontro Estadual do PSB/RN, nesta sexta-feira (11), às  9h, na Câmara de Mossoró, com tema “Gestão de Resultados com Transparência”.

Pré-candidato a presidente da República em 2014, Eduardo Campos concederá entrevista coletiva às 10h, na sala da Presidência da Câmara Municipal. Em seguida, no plenário, participará do Encontro ao lado de outras lideranças nacionais do PSB, como o líder do partido na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS).

Participarão, além de líderes do PSB do Rio Grande do Norte e de outros Estados, representantes locais de outros partidos. Também confirmam presença membros de entidades de classe, clubes de serviços e outros segmentos sociais de Mossoró e região, que contribuirão com propostas de prioridades para gestão pública.
Êxito

Eduardo Campos abordará em Mossoró modelo de administrar do PSB, como em Pernambuco, onde 87% da população aprova a gestão do presidente do partido. “O PSB quer ser o caminho para a gente continuar levando esse País para dias melhores, o Brasil seguir melhorando, mas sem perder o que já conquistou”, afirma.

A administração Eduardo Campos também foi reconhecida pela Organizações das Unidas (ONU), que, em 2012, concedeu à gestão o “Prêmio das Nações Unidas de Serviço Público (UNPSA)”, em reconhecimento aos Seminários Regionais Todos por Pernambuco, utilizado pelo Governo de PE para eleger prioridades ouvindo povo.

O 2º Encontro Estadual do PSB/RN será dividido em dois módulos. O primeiro será dedicado a curso de formação política da Juventude Socialista Brasileira (JSB) de Mossoró, às 9h. E o segundo, destinado às palestras e debates sobre gestão pública, já com presença de Eduardo Campos e demais lideranças,  após a entrevista coletiva. (Diretório PSB Mossoró).

 

Encontro do PSB nesta sexta-feira mobiliza juventude em Mossoró

(A) A juventude também terá espaço no 2º Encontro Estadual do PSB/RN, nesta sexta-feira (11), na Câmara de Mossoró, com presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PE). O seminário começará às 9h, com Congresso da Juventude Socialista Brasileira (JSB) e posse da Comissão Executiva de Mossoró.

O presidente do Fórum Municipal da Juventude de Mossoró e da JSB na cidade, Átillas Raphael, diz que o congresso vai discutir e propor políticas públicas para integração do jovem no processo social, econômico, político e cultural de Mossoró. “Defendemos política com ética e transformação social”, afirma.

Prova desse compromisso, segundo ele, é o Curso de Formação Política da JSB, realizado em Mossoró pela Fundação João Mangabeira há três meses, até dezembro. Mobiliza cerca de 50 jovens, aos sábados. “Interessados ainda podem participar, através do telefone 3316-4070”, informa Átillas Raphael.

 Líder na Câmara reitera importância do RN para 2014

O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS), garante que o partido contemplará os interesses do Rio Grande do Norte no debate político para 2014. O parlamentar é um dos palestrantes do 2º Encontro Estadual do PSB/RN, sexta-feira (11), em Mossoró, com presença do governador Eduardo Campos (PE).

“O Rio Grande do Norte pode certeza, primeiro, que a presença do PSB no processo eleitoral, com Eduardo Campos e Marina Silva, não será como em 2010, quando houve um pobre debate, sem que os problemas da sociedade tenham sido devidamente e efetivamente valorizados”, afirma o deputado Beto Albuquerque.

 

Ele acrescenta que o PSB trabalhará soluções para o Rio Grande do Norte. “Não apenas diagnósticos, porque essa não é mais hora de se fazer diagnóstico. É hora de se apresentar em cada Estado desse país, e no país todo, como fazer melhor, como fazer mais e melhor, e mostrar que dá para fazer mais e melhor”, assevera.

Resultados
Em Mossoró, Beto Albuquerque e Eduardo Campos, pré-candidato a presidente da República e presidente nacional do PSB, debaterão o tema “Gestão de Resultados com Transparência”. O seminário começará às 9h, na Câmara Municipal, e reunirá lideranças do PSB de todo o Rio Grande do Norte e segmentos sociais. (Assessoria Diretório PSB Mossoró).



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

 

Lairinho propõe passe livre em Mossoró

(A) Em meio à um contexto em que recentes manifestações populares pelo país reivindicaram transporte público de qualidade e passagens de ônibus mais baratas, um projeto de autoria do vereador Lairinho Rosado (PSB) propõe a implantação do passe livre em Mossoró. A medida assegura gratuidade total no transporte coletivo aos estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas da rede privada.

Apresentada em sessão da Câmara Municipal de Mossoró no último mês de agosto, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que trata do benefício foi encaminhado para análise das respectivas comissões do legislativo mossoroense e há a perspectiva de que seja colocado em votação ainda neste mês. Para ser validado, o Projeto deverá passar pelas Comissões da CMM, ser lido em plenário e aprovado pela Casa.
 
O texto da proposição, que altera a redação do inciso II do artigo 202 da Lei Orgânica do município de Mossoró e dá outras providências, garante que o projeto “amplia a percepção da política de transporte escolar ao possibilitar que o poder público aumente a teia de assistência à educação.” A medida também assegura a “gratuidade aos maiores de 60 anos, desde que reconhecidamente pobres, e assegurado o desconto de 50% aos estudantes em geral.”

Como justificativa, a proposição traz que a educação enquanto política social é direito de todos e dever do Estado em todas as esferas de governo. “Essa Lei atende a preceitos defendidos na Constituição Federal de garantia da educação e de manutenção do aluno na instituição de ensino.” A proposta destaca ainda que o autor da iniciativa reconhece os serviços prestados pela Prefeitura de Mossoró no que se refere ao transporte escolar, mesmo com limitação; mas, ressalta que uma verdadeira política de acesso à educação compreende desde a existência de vagas até mecanismos que permitam o estudante ir à escola.


terça-feira, 8 de outubro de 2013

 

Artigo: Era do radicalismo


(A) Já comprei vários livros por achar o título interessante. Logo eu, formado em Comunicação Social e conhecedor de algumas das artimanhas dos publicitários para vender produtos e informações. Na grande maioria dos livros, não me arrependo. Um deles chamava-se A Era do Radicalismo, de Cass Sustein. Para resumir, o livro oferece explicações sobre o porquê das pessoas se tornarem extremistas. Desde investidores a grupos religiosos.

Nos últimos anos, alguns estudos analisam o uso das redes sociais e da internet de um modo geral e suas consequências. Uma delas, por exemplo, tocada pela parceria entre as universidades de Leuven, na Bélgica, e de Michigan, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que quanto mais se usa o Facebook, mas infeliz e solitário o sujeito é. O motivo é simples: muitas pessoas postam informações como se suas vidas fossem quase perfeitas, aumentando a inveja e a sensação de que suas vidas não são tão boas. Foi o mesmo resultado encontrado pela pesquisa comandada pelas universidades Humboldt e Darmstadt, da Alemanha.

40% dos americanos têm conta no Facebook, no mundo, esse número chega a 1,06 bilhão de pessoas. O Brasil aparece entre os cinco países mais presentes na rede social, ao lado de EUA, Índia, Indonésia e México. Não tenho números sobre o Rio Grande do Norte ou Mossoró especificamente, mas quase todas as pessoas que conheço possuem conta em alguma rede social.

Nas redes sociais há um mar de gente que não formula ideias sobre nada especificamente, mas entra na onda por vários motivos, cristalizando opiniões, incentivando a beligerância. Vê-se agressões contra homossexuais, nordestinos, negros, adversários políticos. Para se ter uma ideia, em 2006 havia algo em torno de 20 células neonazistas ativas na internet brasileira. Hoje esse número passa de 300. É o que afirma a Safernet Brasil, órgão que monitora crimes cibernéticos.

Ao invés de propiciar debates sadios sobre tendências políticas, há uma onda de agressões, xingamentos e calúnias, incentivadas pelos muros de um suposto anonimato. Numa conversa pessoal, com proximidade física, covardes que usam a rede social não têm a coragem de dizer as asneiras que falam no mundo virtual. O acirramento emburrece o debate, impede o convencimento e incentiva o mal-estar. Quando se observa os cargos comissionados no Portal da Transparência, rapidamente chega-se aos nomes daqueles mais afoitos.

Isso ficou muito claro nas eleições presidenciais de 2010 e, aqui mais pertinho da gente, nas eleições municipais de 2012, quando um exército pago com dinheiro público foi incumbido da missão de agredir candidatos adversários. Fato que persiste, mesmo depois de findadas as eleições.

O imediatismo das informações, a acusação sem provas, a disseminação de mentiras é um problema sério das redes sociais, mas há casos positivos, como por exemplo do sumiço de Amarildo Souza, após ser levado a uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro-RJ. Não fossem as redes sociais, o caso teria passado despercebido. Graças ao movimento em Facebook e Twitter, policiais foram acusados formalmente de assassinato e ocultação de cadáver.

Difícil controlar. Talvez até impossível. Em outros tempos, as massas se reuniam em estádios para aplaudirem gladiadores se matando, sendo mortos por animais selvagens. Também havia reuniões em praça pública para assistir a enforcamentos e decaptações. Hoje, muitos fazem isso no mundo virtual.

Quem não está nas redes sociais é logo chamado de desligado do mundo, mas conversando com um amigo esses dias, ouvi dele a seguinte explicação: se não vejo as agressões diárias de determinado indivíduo, quando encontrá-lo fica mais fácil perdoá-lo. É um preço a se pagar imposto pela falta de noção de bom senso por parte de um elevado número de usuários das redes sociais.

Cabe a cada um refletir. Observar o próprio comportamento para não incentivar o ódio, o rancor, a inveja. Cabe também nos policiarmos para não deixarmos estes sentimentos tomarem conta de nossas palavras, mesmo que virtuais. Não é nada positivo incentivar o radicalismo. (Artigo do vereador Lairinho publicado no jornal O Mossoroense de 06 de outubro de 2013).

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

 

Eduardo Campos confirma presença em Mossoró

(A) O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizará o 2º Encontro Estadual da legenda, sexta-feira (11), às 9h, na Câmara Municipal de Mossoró, com o tema “Gestão de Resultados com Transparência”, e palestras do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, e do líder do partido na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque.

O evento reunirá lideranças do PSB e de outros partidos no Rio Grande do Norte, representantes de clubes de serviços, entidades de classe, produtores rurais, empresários e outros segmentos da sociedade. Os participantes debaterão políticas públicas, com base em experiências administrativas de sucesso do PSB.
“O PSB quer ser o caminho para a gente continuar levando esse País para dias melhores. Com respeito e compromisso é possível fazer mais, fazer diferente e fazer benfeito, o país seguindo mudando e melhorando, porém, sem perder o que já conquistou nos últimos anos”, afirma o governador Eduardo Campos.

Juventude

O seminário será dividido em dois módulos. O primeiro será dedicado a curso de formação política da Juventude Socialista Brasileira (JSB) de Mossoró. E o segundo, destinado às palestras e debates sobre gestão pública, já com presença de Eduardo Campos, Beto Albuquerque e outras lideranças.
O presidente do PSB de Mossoró, vereador Lahyre Rosado Neto, informa que o evento é aberto ao público e tratará de oportunidades para a população carente. “O que as pessoas mais querem do governo, especialmente no interior do país, são oportunidades. E essa é a meta do nosso partido”, assevera. (Diretório PSB Mossoró).

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]