segunda-feira, 17 de março de 2014

 

Legislativo comemora aniversário de emancipação de Mossoró nesta segunda-feira

(A) A Câmara Municipal de Mossoró realiza nesta segunda-feira (17), sessão solene em comemoração aos 162 anos de emancipação política do município. Será às 16h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Na oportunidade serão outorgados títulos de cidadão, medalhas e diplomas de reconhecimento, além de outras honrarias aprovadas por unanimidade pelo Plenário da Câmara.

Pela primeira vez, o aniversário da cidade será comemorado no mês de março. Historicamente, a data dedicada ao aniversário da cidade era 9 de novembro, no entanto, a Prefeitura de Mossoró sancionou em 2013, a lei de autoria do vereador Genivan Vale, que corrige esse, que era considerado pelos historiadores de Mossoró e do Rio Grande do Norte, como um grande erro. 

Segundo documentos históricos, Mossoró foi fundada em 15 de março de 1852, através da Resolução nº 246, assinada pelo presidente da então província, José Joaquim da Cunha, elevando Mossoró à condição de vila, desvinculando-se da cidade do Assu. A medida estabeleceu a criação da Câmara, desvinculando-se politicamente do município do Assu, a quem pertencera até então, formando um novo município, sendo elevada a respectiva povoação à categoria de Vila de Mossoró.

A emancipação política de Mossoró está registrada na folha 138 do livro 2º de Leis e Resoluções Provinciais, da Secretaria do Governo do Rio Grande do Norte, em 7 de abril de 1852. (Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Mossoró).

Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]