quinta-feira, 12 de junho de 2014

Lairinho propõe benefícios para pacientes terminais de câncer em Mossoró

(A) Sob a lógica constitucional de que todo ser humano tem direito à saúde, bem-estar e cuidados médicos, uma iniciativa em Mossoró propõe benefícios para pacientes terminais de câncer. A medida trata da criação do programa de atendimento e acompanhamento domiciliar para as pessoas que se encontram nesse estágio da doença.

De autoria do vereador Lairnho Rosado (PSB), a proposição solicita a realização de estudos visando a criação do referido programa, com serviços à serem realizados pelos profissionais do Programa Saúde da família, executado pela municipalidade. 


“Tomamos a iniciativa de ingressar em razão do triste quando que são submetidos os pacientes terminais de câncer, quando a medicina nada mais de eficaz pode realizar para a recuperação do paciente”, destaca trecho da justificativa da Indicação apresentada em recente sessão da Câmara Municipal de Mossoró.

A preocupação do parlamentar se dá diante do crescente número de pessoas que são diagnosticadas com câncer. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que no ano passado a doença foi detectada em mais de 14 milhões de pacientes. Nesse período, o número de mortes também aumentou e a OMS prevê que a quantidade de casos de câncer subirá para mais de 19 milhões por ano até 2025.


Nenhum comentário: