terça-feira, 16 de setembro de 2014

 

De iniciativa de Lairinho, Lei do Dia de Combate à Homofobia em Mossoró ainda aguarda regulamentação

(A) Passado mais de um ano da publicação oficial da proposta que estabelece o Dia Municipal de Combate à Homofobia, a iniciativa ainda depende de regulamentação da Prefeitura Municipal de Mossoró. A medida proposta pelo vereador Lairinho Rosado (PSB) estabelece a data de 17 de maio em alusão ao dia. 

Para o autor da Lei N° 3055, a regulamentação da proposta se faz urgente diante dos recorrentes casos de violência registrados pelo país que seriam motivados por questões homofóbicas. “É imprescindível que o poder público municipal adote as medidas definidas pela proposta e também as amplie.”


O posicionamento do parlamentar se dá em meio aos 25 anos decorridos após a criminalização do racismo e dez anos depois da Lei Maria da Penha, que torna crime a violência doméstica. Diante desse quadro, Lairinho adere à luta para criminalizar a homofobia. E na defesa em prol dessa medida, ele cobra a regulamentação do Dia Municipal de Combate à Homofobia.

O projeto foi transformado em Lei em 19 de agosto de 2013. A medida estabelece o dia 17 de maio como o Dia Municipal de Combate a Homofobia e a Discriminação Sexual. “Nessa data, a Prefeitura Municipal de Mossoró poderá promover atividades que visem à conscientização acerca dos temas relacionados ao combate à Homofobia e a Discriminação Sexual no Brasil e no mundo, bem como campanhas nas escolas da Municipal de Ensino”, define trecho da Lei que entrou em vigor na data da publicação e seria regulamentada no prazo de 30 dias.    

“O debate é necessário e, independente de qualquer opinião sobre o tema, precisamos tentar impedir atos de violência e discriminação”, avalia Lairinho, acrescentando que a medida “É uma forma de colocar Mossoró no eixo desse debate e garantir que nossa cidade tenha uma verdadeira política de conscientização sobre o tema.”

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

 

Nota de Pesar - Iberê Ferreira de Souza

Nota de Pesar

Mossoró, domingo, 14 de setembro de 2014.

É com profundo pesar que o Diretório do PSB de Mossoró lamenta o falecimento do ex-governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, ocorrido na noite desse sábado (13), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado por conta de um câncer.

Iberê parte, mas, deixa a marca de um homem público íntegro, com mais de 40 anos dedicados à política, incluindo a atuação como secretário no primeiro governo da atual candidata ao Senado e presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, com quem foi eleito vice-governador em 2006.

Apaixonado pela vida e pelas questões sociais; e acima de tudo, um homem completamente dedicado à família, Iberê assumiu o governo em 2010, quando a então governadora Wilma de Faria deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado. Ele ficou na chefia do Executivo até o fim de 2010. Desde então, Iberê estava afastado da política.

Nesse momento de dor, solidarizamos-nos com os familiares e amigos do ex-governador, com sentimento de tristeza pela perda e pedidos para que Deus o acolha na paz eterna.

Lahyre Rosado

Presidente PSB Mossoró

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

 

Lairinho defende instalação de pontos de coleta de recicláveis e reforma no Cemitério Novo

(A) Propor a instalação de pontos de coleta para matérias recicláveis em Mossoró e obras de melhorias na estrutura física do denominado Cemitério Novo da cidade. Essas são as finalidades de duas proposições apresentadas nesta semana em sessão da Câmara Municipal de Mossoró.

A proposta que trata da instalação de pontos de coleta de recicláveis estabelece que  a medida contribui significativamente para o meio ambiente. “Não resta mais dúvidas quanto aos benefícios alcançados com o processo de reciclagem do lixo”, destaca trecho da Indicação, que contempla os catadores de lixo com uma melhor condição de trabalho.


A medida também beneficia a própria população em geral que acaba tendo maior facilidade no descarte desse tipo de material. A outra proposta também apresentada pelo vereador Lairinho Rosado (PSB) que trata de obras de melhorias na estrutura física do denominado Cemitério Novo de Mossoró chama a atenção para a atual situação do local.

“O referido Cemitério Público Municipal, desde a sua inauguração não passou sequer por uma reforma, e hoje é totalmente esquecido pelo poder Executivo”, destaca trecho da proposta, apontando que o local onde se realizaria velório “se encontra com parte da estrutura totalmente comprometida, inclusive, com sérios riscos de desabamento.”

Ainda segundo a proposição, determinadas áreas do local estariam servindo apenas como depósito de lixo e no período da noite a área também estaria sendo utilizada para o consumo de drogas.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

 

Propostas sugerem instalação de Wifi e de monitoramento eletrônico em escolas

(A) Instalar sistemas de monitoramento eletrônico e de acesso gratuito à internet sem fio em escolas públicas municipais. Esse é o foco de duas propostas apresentadas nesta terça-feira (09) em sessão da Câmara Municipal de Mossoró. A medida de implantação de Wifi também beneficia bibliotecas e o Centro da cidade.

Com o fim de inibir os atos de vandalismo, brigas e furtos nas dependências internas e externas das escolas, a proposição que trata da instalação de sistema de monitoramento eletrônico nas escolas municipais estabelece que a medida será realizada através de câmeras de segurança. 


“Esse monitoramento também servirá de segurança tanto aos professores em relação à possíveis agressões físicas e morais vindos dos alunos, quanto aos pais de alunos que reclamam de atitudes ofensivas que os filhos sofrem por parte de alguns colegas de classe”, destaca trecho da proposta.

A medida ressalta que o acompanhamento via câmeras irá servir de instrumento de prevenção e conseqüentemente irá flagrar a presença de pessoas estranhas e atos não comuns no ambiente escolar. A outra proposta também direcionada para as escolas públicas municipais trata da instalação do sistema de acesso gratuito à internet sem fio (Wifi), com a implantação da rede de fibra ótica.

“A internet é um instrumento necessário para pesquisa e aperfeiçoamento do aluno, e servirá como um espaço a mais de comunicação entre os cidadãos”, aponta trecho da proposição que também beneficia bibliotecas e o Centro da cidade.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

 

Lairinho sugere uso de terrenos públicos municipais para escolas de educação infantil

(A) Levantar informações sobre a quantidade de terrenos públicos municipais em Mossoró. Essa é a finalidade de uma proposta apresentada pelo vereador Lairinho Rosado (PSB) em recente sessão da Câmara Municipal de Mossoró.

Aprovado na sessão do legislativo mossoroense, o Requerimento 794/2014 solicita que o Poder Executivo Municipal encaminhe à CMM informações acerca da quantidade de terrenos públicos municipais existentes na cidade, como a localização do espaço e a respectiva metragem. 


“A cidade precisa de espaços de áreas livres, e carece também de espaços para a construção de Unidades Escolares para a Educação infantil”, destaca trecho da proposta. A luta em prol da construção de unidades de ensino para crianças faz parte do mandato de Lairinho.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

 

Nota de Pesar - Falecimento da professora Natália Bezerra




Mossoró, terça-feira, 2 de setembro de 2014.

É com profundo pesar que o Diretório do PSB de Mossoró comunica o falecimento da professora Natália Bezerra, ocorrido por volta das 4h desta terça-feira, no Hospital Wilson Rosado, em razão de parada cardíaca decorrente de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O velório ocorre em sua residência, na Rua Almirante Barroso, 105, bairro Alto da Conceição, e o sepultamento será às 17h, no Cemitério São Sebastião. Natália parte, mas deixa entre nós a marca do sorriso constante e da disposição incansável de encarar desafios em favor do progresso de Mossoró. Nós, que fazemos o Diretório do PSB em Mossoró, perdemos não só uma militante, mas uma amiga e companheira de todas as horas.

Nesse momento de dor, solidarizamos-nos aos familiares e amigos, com sentimento tristeza pela perda e gratidão pela fidelidade e abnegação de Natália Bezerra, para que Deus acolha nossa amiga na paz eterna.

Lahyre Rosado

Presidente PSB Mossoró



segunda-feira, 1 de setembro de 2014

 

No Reino da Ação


Não condene.
Ajude ao outro.
Cultive serenidade.
Use os próprios recursos para fazer o bem.
Proceda com bondade, sem exibição de virtude.
Seja qual for o problema, faça o melhor que puder.
Não admita a supremacia do mal. 
Fuja de todo pensamento, palavra, atitude ou gesto que possam agravar as complicações de alguém.
Ouça com paciência e fale amparando.
Recorde que você amanhã, talvez, esteja precisando de auxílio e, em toda a situação indesejável, mesmo que o próximo demonstre necessidade de reprimenda, observe, conforme a lição de Jesus, se você está em condições de atirar a pedra.

André Luiz.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]