domingo, 19 de julho de 2015

1 em cada 4 presidiários volta a praticar crimes


"Um a cada quatro ex-condenados volta a cometer algum crime em até cinco anos após sair do sistema prisional, o equivalente a 24,4%. É o que revela levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Iniciado em 2011, o estudo analisou 817 processos de pessoas que terminaram de cumprir pena em 2006 em cinco estados com alto número de detentos: Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro. O perfil do reincidente é jovem, do sexo masculino e com baixa escolaridade. 

Quanto ao tipo de crime, roubo e furto são maioria entre os que voltam a praticar delitos (50,3%, em comparação com 39,2% entre os primários). Outros crimes que tiveram maior proporção são aquisição, porte e consumo de droga (7,3% contra 3,2%), estelionato (4,1% contra 3,2%) e receptação (4,1% contra 2,0%). Já tráfico de drogas, homicídio e lesão corporal são mais comuns entre os não reincidentes."

Nota do Blog: confesso que achava que esse número era ainda mais elevado. A situação nos presídios brasileiros é deplorável e costuma-se chamá-los de "Universidade do Crime".

Nenhum comentário: