quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Lairinho propõe Programa de Assistência Social e Psicológica nas escolas municipais

No retorno das atividades legislativas na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira, 04, o vereador Lairinho Rosado (PSB) apresentou Projeto de Lei que institui o Programa de Assistência Social e Psicológica nas instituições da Rede Municipal de ensino nos níveis infantil, fundamental e médio.

De acordo com o Programa, fica assegurado o atendimento e acompanhamento dos alunos, seus familiares, professores e trabalhadores das instituições de ensino por psicólogos e assistentes sociais.
A ideia, segundo o vereador é “criar ferramentas para trabalhar com questões emocionais e desenvolver, junto com os professores, técnicas educativas que aproxime a realidade do aluno a da sociedade o que, em longo prazo, pode melhorar a educação”.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, em articulação com os sistemas públicos de saúde e educação, deverá coordenar as ações relacionadas com o funcionamento do programa, tendo os profissionais de assistência social e psicologia que estarem devidamente habilitados para o serviço.

Para Lairinho Rosado o projeto busca a melhoria do processo de aprendizagem e das relações entre alunos, professores e a comunidade escolar. “As ações do Serviço Social junto com o psicólogo na escola, deve contribuir para quetornem a educação uma prática de inclusão social, de formação da cidadania e emancipação dos sujeitos”, conclui.

Mais saúde

Lairinho Rosado também apresentou Indicação requerendo do poder público, o aumento de 50% dos exames oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde do município.

O vereador destaca a importância da Indicação, lembrando a deficiência do atendimento à saúde da cidade.  “Sem o acesso a saúde pública, uma grande parcela dados mossoroenses encontram-se em situação de risco, então, o aumento de cotas por unidade em 50%, beneficiaria um número bem maior de usuários”, finaliza.

Outras Indicações

O parlamentar também solicitou a construção de uma creche para o bairro Pousada das Thermas/Comunidade do Fio, a reforma e reurbanização da Praça do Conjunto Resistência, além da regularização e implementação de linhas de ônibus para o bairro Nova Morada. 

Nenhum comentário: